
ECF Criadouro Paraíso
VISITANTES
Conhecendo um pouquinho!




Forpus Coelestis
Ave encontrada na amériaca do sul e central, os forpus são aves muito ativas e territorialistas, apesar de seu porte pequeno pode se tornar muito agressivo quando há a presença de um intruso em seu território, por isso recomenda-se sua criação em gaiolas.
É um animal de estimação lindo, pois quando tratado por seu criador desde filhote, o forpus se torna uma ave muito carinhosa e dócil, a quem diga que o forpus tem a alma de um papagaio presa em um corpo pequeno, sua expectativa de vida é de 15 anos. Suas mutações têm cores bem vivas e marcantes (amarelo, branco, arlequim, etc), porém as mais comuns são:
-
Verde
-
Azul
Esta ave possui dismorfismo sexual, o macho deve possuir borda das asas num tom azul escuro, tal marca não existe nas fêmeas. Entretanto dependendo da mutação essa diferenciação não pode ser vista, um exemplo é a mutação albina.
O Forpus atinge a idade adulta com 1 ano de vida e já estará pronto para reprodução, podendo chocar até 4 vezes ao ano. Não tem uma temporada específica, vai variar de ave para ave.




Periquito Australiano
O periquito-australiano ou periquito-comum como o próprio nome diz é de origem australiana. Por ser uma ave belíssima e extremamente dócil, o periquito australiano hoje é o terceiro animal de estimação mais popular do mundo, com uma expectativa de vida de 10 anos.
Quando treinado por seu criador, algumas aves aprender algumas palavras. Suas cores são as mais variadas possíveis, verde, amarelo, azul, arlequim, branco, dentre muitas outras.
Ao atingirem a fase adulta com 6 meses de idade, as aves já estão prontas para se reproduzirem. Os machos podem ser diferenciados por possuírem a estrutura presente acima do bico onde se localizam as duas narinas, na cor azul, enquanto que as fêmeas possuiem essa estrurura na cor marrom.
Quanto ao seu período de reprodução, na natureza geralmente ocorre entre junho e setembro, no norte da Austrália, e entre agosto e janeiro, no sul. Porém em cativeiro é uma ave bastante variável, podendo chocar durante todo o ano, as fêmeas botam de 4 a 6 ovos.




Red Rumped
Originário do sudoeste da Austrália, o Red Rumped é uma ave de grande beleza, canto melodioso e muito territorialista, por isso deve ser criado em gaiolas que possuam repartição, pois o macho pode vir a agredir os filhotes por se sentir ameaçado.
Apesar de ser uma ave muito ativa e territorialista, o red rumped se torna muito dócil e carinhoso, um excelente animal de extimação se tratado desde filhote por seu criador, podendo viver em média 15 anos de vida. Suas mutações trazem cores lindas e diversificadas, nos machos tons mais vivos, enquanto que nas fêmeas tons mais opacos.
A fase adulta é atingida com 1 ano de idade, e a partir dessa idade as aves já estão prontas para se reproduzir. Os machos podem ser diferenciados por possuírem no dorso penas vermelhas e suas cores são mais vivas, já as fêmeas não possuem penas vermelhas no dorso e suas cores são opacas.
O período de reprodução varia de ave para ave, podendo um casal chocar até 3 vezes no ano com uma postura de 3 a 6 ovos por ninhada.




Ring Neck (periquito de colar)
O Ring Neck está distribuído na Ásia, África e Europa, ave de beleza extrema, na vida selvagem é encontrada apenas na cor verde, porém em cativeiro já existem aves nas mutações amarelo, branco, azul, cinza, arlequim e muitas outras.
Ave muito ativa, inteligente, atenciosa e com uma expectativa de vida de 30 anos. Excelente ave de estimação, se criado desde filhote e ensidado por seu criador, o Ring Neck aprende a falar e fazer truques.
O macho tem um anel preto e rosa no pescoço que surge somente quando atinge a idade de dois anos, indicando a sua maturidade sexual. Nas fêmeas e em aves jovens este colar não existe, por isso acontece de confundir machos e fêmeas.
O período de reprodução normalmente é de Julho a Janeiro, podendo algumas aves se atrasar ou antecipar, tiram em média entre 1 e 2 chocas por ano com uma postura de 3 a 6 ovos por ninhada.
Agapornis (pássaro do amor)
Ave originária do continente Africano, os agapornis são aves bastante ativas tanto em cativeiro quanto em seu ambiente natural. Sua beleza é admirável, por se tratar de uma ave pequena e suas cores apresentadas em tonalidades muito vivas e diversificadas, sendo uma característica de sua espécie.
São animais que podem viver de 10 a 13 anos, muito dóceis quando criados e amansados desde filhotes, excelentes animais de estimação, muito carinhosos e apegados ao seu criador. Existe uma variedade de agapornis, as mais conhecidas são:
-
Fischeri
-
Liliane
-
Nigrigenes
-
Personata
-
Roseicollis
Apenas algumas espécies de agapornis podem ser identificadas como macho e fêmeas através da cor (Agapornis taranta,Agapornis pullarius, Agapornis canus e Agapornis swinderniana). Sua postura varia muito, podendo uma fêmea atingir a postura de até 7 ovos, o período do agaporni varia de ave para ave, pois em sua maioria se reproduzem durante todo o ano.








Bourke Rosa (Periquitos de Bourkes)
Ave originária da Austrália central e meridional, os Bourke Rosa são aves bastante dóceis tanto em cativeiro quanto em seu ambiente natural. Ave muito bonita, com sua plumagem em cores mescladas e com uma característica maravilhosa, a de serem bons pais. Sua expectativa de vida é de até 20 anos.
Normalmente macho e fêmea podem ser diferenciados, pois a fêmea apresenta ser um pouco menor que o macho e não possui penas azuis na testa e nos ombros.
Os Bourkes atingem a maturidade muito cedo em média com 1 ano de vida, os casais normalmente ficam juntos por toda a vida. Seu período reprodutivo é de Julho a Outubro, porém isso varia de ave para ave, algumas podem se antecipar ou se estender.




Calopsita (periquito de toupete)
As calopsitas são nativas da Austrália, são muito ativas e emitem gritos, assobios e se treinadas por seu criador podem apreder algumas palavras e melodias. Trata-se de uma ave encantadora, por ter crista e cores (produzidas em cativeiro) lindas, é uma ave muito dócil excelente opção como ave de estimação podendo viver até 25 anos. Existem varias mutações, porém as mais comuns são:
-
Comum (branco amarelado com pinta laranja na face)
-
Albina (branca com olhos vermelhos)
-
Cara branca (cinza com a face branca)
A diferenciação entre machos e fêmeas muito utilizada é a observação para ver quem está cantado, pois na maioria das vezes são os macho que fazem isso. Contudo, não é um metodo muito seguro devido o fato de algumas fêmeas também cantarem.
Sua maturidade sexual é atingida com 1 ano de vida, o período reprodutivo geralmente é na primavera e verão, pois como são aves muito preocupadas com sua proli, estes, só chocam quando estão seguros que haverá comida em abundância. Porém em cativeiro pode haver variação de ave para ave.